top of page

Abril Verde:Mês de conscientização sobre a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais

A campanha Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.


O objetivo do movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, ele também busca chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.


Entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho - SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT).


O SmartLab é uma plataforma de informações oficiais e públicas, criada pelo MPT e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), disponível à sociedade em geral, em que são consolidadas informações do Sistema Estatístico Nacional sobre o mundo do trabalho, abrangendo dados de pesquisas e levantamentos censitários e amostrais do IBGE e das áreas da Educação, Saúde, Trabalho e Previdência Social, Justiça e Assistência e Desenvolvimento Social, entre outras.


A Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) aderiu à plataforma em 2021, a partir de quando passou a fornecer dados sobre trabalho escravo e trabalho infantil. Então, no final de 2022, a partir de uma parceria com a OIT e MPT, a SIT passou a ser co-gestora da plataforma SmartLab.


Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho


O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho foi desenvolvido pela iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, em colaboração com pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP no âmbito do projeto "Acidente de Trabalho: da Análise Sócio Técnica à Construção Social de Mudanças".


O objetivo fundamental da ferramenta é o de melhor informar e subsidiar políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, de modo que todas as ações, programas e iniciativas passem a ser orientadas por evidências não apenas em nível nacional, mas principalmente em cada um dos 5.570 municípios brasileiros.


Tendo isso em mente, a iniciativa SmartLab busca facilitar o acesso a informações oriundas dos mais diversos bancos de dados e anuários governamentais, disponibilizando estatísticas e indicadores de forma integrada e sinérgica, o que facilita a pesquisa e compreensão sobre o tema e, consequentemente, a rapidez do processo de tomada de decisão.


Medicina do Trabalho


A Medicina do Trabalho objetivamente envolve a prevenção de doenças que o trabalhador está exposto em sua atividade profissional. Em outras palavras, trata-se de uma especialidade médica voltada exclusivamente à prevenção e tratamento de todas as doenças envolvidas com as atividades profissionais de trabalho.


Este é um ramo da medicina que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Em resumo, o objetivo é fazer o trabalhador exercer sua função sem que sua saúde e qualidade de vida estejam em risco.


Prevenir doenças ocupacionais ou do trabalho, bem como reduzir suas complicações está descrito como um direito do trabalhador na Constituição e é mais produtivo para qualquer empresa, visto este esforço reduz ausências no trabalho, remanejamentos ou até mesmo trocas de funções.


Um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável


Este ano o tema escolhido pela OIT incide sobre a inclusão de “um ambiente de trabalho seguro e saudável” como princípio fundamental e direito no trabalho.


Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, simbolizados por laços nas cores citadas anteriormente, que fazem alusão à prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, o Abril Verde, simbolizado pelo laço de mesma cor, marca o mês com diversas atividades que chamam a atenção da sociedade para o grave problema das centenas de milhares de acidentes de trabalho que ceifam vidas no Brasil e no mundo. Verde é a cor que simboliza a Saúde e a Segurança no Trabalho.


O estado da Paraíba foi pioneiro na criação da Lei Municipal 12.814/2014, propositura do Vereador Bira Pereira - PSD, em João Pessoa, denominada “Abril Verde”, que determina a instituição de Campanha de Prevenção aos Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais, durante o mês de Abril e a adoção do “Laço na cor Verde” como símbolo da campanha, em 2017 foi criada a 1° Lei Estadual 10.864/2017, propositura do Deputado Anísio Maia - PT, que determina que a Campanha Preventiva seja incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba.


O mês de abril foi escolhido por já ser marcado pelo Dia Mundial da Saúde, criado em 1948 pela Organização Mundial de Saúde, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a de fundação da referida organização e foi comemorada pela primeira vez em 1950.


Além disso, em 28 de abril de 1969, houve uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virgínia, que matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005.


Uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis, onde governos, empregadores e trabalhadores participam ativamente através de um sistema de direitos e responsabilidades definidos e onde a maior prioridade seja a prevenção.


Minha expectativa é de todos aqueles que se juntam a este propósito diminuir este índice. Portanto, na busca por este objetivo, vamos estender a conversa compartilhando mais informações durante todo o mês de abril.


Não deixe de acompanhar meus perfis nas redes sociais! Quando encontrar um post com laço verde já sabe, não é? Fique de olho para participar também!

Comments


bottom of page