top of page

Conheça a hidroterapia


A hidroterapia, também chamada de fisioterapia aquática, é um tratamento realizado dentro da água e que, assim como a fisioterapia convencional, tem o objetivo de tratar lesões musculoesqueléticas.


“Entre os benefícios desse tratamento dinâmico de lesões musculoesqueléticas com uso da água aquecida a cerca de 34º C estão a melhora da mobilidade e a diminuição do impacto em articulações e ossos”, explica o médico Páblius Staduto Braga, especialista em Medicina do Esporte pela SBMEE/AMB (Sociedade Brasileira Medicina Esporte/Associação Médica Brasileira).


O impacto dentro da água é menor por causa do empuxo, que é a força exercida pela água sobre os corpos que estão imersos nela. A direção do empuxo é inversa à da força da gravidade, ou seja, ele empurra os corpos de baixo para cima. É por isso que, quando se está dentro da água, a impressão que se tem é de que se está mais leve. O empuxo possibilita que o paciente faça movimentos sem colocar todo o peso do corpo na articulação, como aconteceria fora da piscina.


Em muitos casos, a hidroterapia e a fisioterapia são usadas como complemento uma da outra, mas segundo o médico, às vezes, pode ser melhor fazer o tratamento diretamente na água. “A hidroterapia tem maior indicação principalmente quando o paciente tem algumas limitações motoras e neurológicas, por exemplo”, afirma Braga.


A principal indicação da hidroterapia é quando o paciente precisa de um tratamento com menor impacto. “Ela é indicada para pacientes que não podem ter muito impacto sobre as articulações e que têm dificuldades motoras, de coluna vertebral, problemas neurológicos limitando a movimentação, além de atletas que precisam de reabilitação de lesões”, conta.


Dores na lombar e na cervical, bursite, paralisia cerebral e sequelas de AVC são algumas das situações em que a hidroterapia pode ser indicada pelo médico.

• Fonte: Portal Netshoes

 
 
 

Comments


bottom of page