top of page

A Corrida no Calor: Como Manter a Saúde e a Performance Sem Superaquecer

Para quem encontra na corrida uma paixão, seja pelo condicionamento físico ou pela competição amadora, as temperaturas altas e o calor são temas recorrentes e cruciais. Fenômenos climáticos fazem parte do pacote de qualquer prática esportiva realizada ao ar livre. Mas, afinal, até que ponto o clima pode ser um fator limitante para a sua prática saudável?


A corrida, independentemente da distância ou do tempo de cada sessão, é um esporte de repetição de movimentos e, por ser praticado regularmente ao ar livre, sofrerá diretamente as influências do meio ambiente — seja em condições de temperatura, umidade ou exposição ao sol.


A Fisiologia do Calor: O Equilíbrio Necessário


Durante a corrida, a produção de calor pelo corpo é contínua e aumenta progressivamente conforme a intensidade do treino. Para evitar que o corpo "superaqueça" (hipertermia), o que traria prejuízos à performance e, em último caso, à saúde , os mecanismos naturais de resfriamento são ativados.


Isso se traduz pela presença de suor e pelo aumento da respiração. Para que esses mecanismos de equilíbrio da temperatura corporal ajam de forma precisa e eficiente, a melhor contribuição que podemos dar é planejar bem os momentos de treinamento . Para que sua corrida seja o melhor possível e com o menor desgaste desnecessário, a

algumas recomendações são essenciais:


5 Dicas Essenciais para Correr com Segurança no Calor


1. Hidratação: A Regra de Ouro da Corrida

Faça a hidratação corporal rigorosamente bem feita, tanto antes , durante quanto depois do treinamento.


ree

Não improvise! Respeite os intervalos de hidratação, principalmente se a sessão durar 60 minutos ou mais. Use bebidas isotônicas e esportivas conforme a recomendação de seu staff de treinamento ou nutricionista.





2. Escolha o Melhor Horário para o Treino ao Ar Livre


ree

Evite ao máximo possível se expor ao sol e calor entre 9h e 17h. Nesses horários, a radiação ultravioleta e a temperatura estarão em valores elevados e, consequentemente, inadequados para a prática de corrida ou outros esportes ao ar livre. O risco de danos à pele, como queimaduras e lesões crônicas que podem levar ao câncer de pele, é grande.


3. Invista em Vestuário Adequado


ree

Use roupas esportivas adequadas, que sejam leves e que preferencialmente tenham fator de proteção solar na sua composição. Isso pode oferecer uma proteção extra e um conforto maior para a pele, otimizando a troca de calor.




4. O Filtro Solar é Inegociável


ree

O uso de filtro solar é obrigatório e deve ser feito com frequência, com intervalo máximo de 60 minutos para reaplicação. Escolha produtos de qualidade que correspondam ao seu tipo de pele e ao grau de exposição. Uma boa avaliação anual por um dermatologista é o ideal para cuidar da sua pele a longo prazo.






5. Priorize o Calçado Esportivo (Tênis de Corrida)


ree

Nunca é demais lembrar que o calçado esportivo não deve ser antigo ou excessivamente usado. Procure revezar os tênis durante o ano e escolha modelos que lhe proporcionem conforto e o suporte necessário para os seus movimentos. O calçado certo é crucial para prevenir lesões.


Aproveite bem a estação, adapte seu treino com inteligência e cuide muito bem de sua saúde e qualidade de vida!

Comentários


bottom of page